sábado, 2 de maio de 2009

A ARTE PERDE UM DOS MAIORES TEATRÓLOGOS - AUGUSTO BOAL.

O Brasil fica orfão de um dos maiores artistas da história do teatro brasileiro.

Morre no Rio de Janeiro aos 78 anos de idade , vítima de insuficiência respiratória , Augusto Boal, diretor de teatro,dramaturgo e ensaísta. Ele estava internado desde o dia 28 de Abril , para tratamento de uma leucemia.

Para mim e para muitos outros artistas referência teatral, uma lenda viva.
Boal foi reconhecido internacionalmente após a criação do Teatro do Oprimido, metodologia que alia técnicas teatrais a ações teatrais.
Na década de 1990, Boal se elegeu vereador no Rio de Janeiro, pelo PT.
Entre 1971 e 1980, ele fugiu da perseguição do regime militar (1964-1985) e viveu exilado na Argentina, Estados Unidos e na França, onde ensinou suas técnicas na Universidade de Sorbonne, em Paris, voltando ao Brasil após a revogação do AI-5 e a Anistia política. Formado em Química pela Universidade Federal do Rio, Boal estudou dramaturgia em Columbia, Nova York. De volta ao Brasil, tornou-se principal líder do teatro de arena, nos anos 60.

A classe chora e Boal descança.

Que Deus tenha o recebido com toda a teatralização que o momento pede, pois Boal merece.

Que lá de cima, no meio das estrelas onde ele se encontra, ele peça por nós artistas.

Um comentário:

  1. Realmente, Boal tem muita importância no Teatro Mundial... Infelizmente, assim como eu, você teve que comunicar esta morte tão sofrida. Mas vamos em frente, com todo o ensimaneto deste mestre. Quero ressaltar que estamos perdendo nossos mestres, então que aproveitemos os que ainda estão vivos: Cleyde Yáconis, Sergio Britto, Fernanda Montenegro.

    Aplausos sempre.

    Cleyton Brayt

    ResponderExcluir